Redutor de atrito – o famoso condicionador de metais!

19/04/2024

Contam as más línguas que no mundo dos aditivos é possível fabricar um produto que traga benefícios ao funcionamento de equipamentos que utilizam óleo lubrificante.

Nossa busca por entender o funcionamento destes produtos iniciou quando fazia ainda a engenharia na UFSM, afinal o produto na época prometia efeitos interessantes.

Após algumas tentativas entramos em contato com o fabricante, não citaremos a marca, nos USA, já que não havia representante no Brasil.
Primeiramente vai telefone e posteriormente pelo e-mail da BOL, sim meus caros, nos idos anos 2.000.

Como estudante de engenharia, nada mais óbvio que a curiosidade em ensaios técnicos que fossem compatíveis com a promessa do produto!

Após contatos telefônicos e e-mail, e minha insistência particular de conseguir as ditas “comprovações” fomos respeitosamente chamados de burros por sermos BRASILEIROS, que não entenderíamos nada.

Este tema então foi esquecido e pelo ano de 2.014 em uma publicação no YouTube, busquei novamente sobre redutor de atrito, condicionador de metais.

Mas antes que sigamos nesta história, vamos fazer o nosso publico entender sobre a ação deste produto e suas promessas.

O condicionador de metais, promete reduzir O ATRITO do funcionamento interno de máquinas que possuem óleo lubrificante, podemos pensar em motor, transmissão, etc.

Distribuição de energia de um motor de combustão interna.

Na figura acima, podemos perceber que 100% da ENERGIAL DA COMBUSTÃO é distribuída:
25% de potência ÚTIL, motores mais modernos chegam a 30% de eficiência.
5%~10% são gastos NA FORMA DE ATRITO e perdas parasitas.
30% pelo sistema de arrefecimento
40% pelos gases do escapamento.

Para o nosso breve estudo, focaremos NAS PERDAS NA FORMA DE ATRITO!

O nosso produto então promete reduzir estas perdas, façamos agora um exercício imaginativo!

Com a redução do atrito entre as partes metálicas, teremos mais ENERGIA DISPONÍVEL PARA SER UTILIZADA.

Esta energia poderá ser percebida pelo motorista:
+ POTÊNCIA -> maior energia para acelerar o veículo

+ TORQUE -> mais força para ultrapassagens e retomadas

+ ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL -> geramos mais energia com menor quantidade de combustível.

MENOR RUÍDO DE FUNCIONAMENTO -> melhor ajuste microscópico entre as partes móveis.

+ DURABILIDADE ->Com a redução do atrito, geramos menor contato entre as partes móveis, aumento sua vida útil.

MENOS PARADAS PARA MANUTENÇÃO -> O aumento da vida útil de componentes permite rodar maior tempo e maior quilometragem sem paradas inesperadas.

MENOS EMISSÃO DE POLUENTES -> Com a melhor vedação entre anel e cilindro, melhoramos a queima e diminuímos o consumo de óleo lubrificante.

+ EFICIÊNCIA TERMODINÂMICA -> Aumento da conversão da energia do combustível EM TRABALHO!

Alguns produtos tentam reduzir o atrito melhorando a fluidez do óleo lubrificante, outros através do “condicionamento” do metal.

Baseia-se em um equipamento no qual é possível aplicar força em uma alavanca promovendo maior contato entre duas partes metálicas banhadas em óleo + condicionador.

1-Máquina TIMKEN
2-Detalhe dos roletes

Acima podemos notar a esquerda a máquina TIMKEN, na mesma figura podemos notar o braço de alavanca, no canto direito o semi círculo “marrom” corresponde ao torquímetro e no canto o manete preto onde se empurra para baixo o braço da alavanca.
Para o lado esquerdo da alavanca teremos OS ROLETES que servirão para o teste, na figura 2- os roletes em zoom.
O rolete que está mergulhado na óleo e girando, sofrerá o esforço gerado pelo rolete menor que está encaixado, entre eles é possível notar O ÓLEO LUBRIFICANTE na cor característica.

OBS: PARA OBTER REPETIBILIDADE e GERAR UM TESTE CONFIÁVEL é preciso respeitar CARGA e TEMPO DE APLICAÇÃO, portanto um teste muito fácil de ser fraudado a favor do vendedor do redutor de atrito.

Teste em dinamômetro da Auttomotive

Nosso dinamômetro é conhecido pela altíssima precisão nas medições, isto nos levou a utilizar como ferramenta para verificação da eficácia do redutor de atrito, condicionador de metais ALFA X, nos tornamos distribuidores dos produtos SAITO, após confirmarmos em nosso equipamento que realmente o produto é efetivo!

O teste foi feito com um veículo Gol com motor AP utilizando um sistema de injeção programável Fuel Tech.

As linhas VERDES CORRESPONDEM AO VEÍCULO somente com a utilização do óleo.
As linhas VERMELHAS UTILIZANDO O ALFA X.
Constam no GRÁFICO as curvas de torque e potência.

Para facilitar o entendimento do gráfico, no eixo X = rotação do motor, no eixo Y da esquerda a potência em CV, no eixo Y da direito o torque em kgf.m.

Nos “reloginhos” podemos notar os valores MÁXIMOS de potência e torque antes e após a aplicação do produto ALFA X.

96,58 cv –>100,26 cv (ganho de 4 cv NA RODA)
15,44 kgf.m–>15,99 kgf.m.

Interessante notarmos que o torque aumentou e chegou antes, melhorando assim a dirigibilidade do veículo.
Contudo a diferença máxima em ganhos aconteceu em 6.280 RPM, coluna AZUL.

Está é uma maneira confiável de sabermos se realmente o produto fez o que promete!

O dinamômetro pode ser adulterado?
Sim, mas as possibilidades são menores, ainda mais que em nosso dinamômetro Servitec qualquer fator de correção manipulado aparecerá escrito na tela.

Tivemos muitos outros testes em nosso dinamômetro comprovando sua eficiência, motor de carro, motor de moto, tivemos um ganho incrível de 10 cv na roda em uma BMW 1000 R SS do nosso amigo Rafael Conteratto, foi neste teste que resolvemos ser os distribuidores dos produtos da SAITO por superar as nossas expectativas, além de estudos industriais enviadas para a nossa análise.

A ideia central é reduzir o atrito interno das peças que possuem movimento relativo, seja ele linear, rotativo ou outro, podemos citar como exemplo pistão e cilindro.

Em grafite o CILINDRO, em cor alumínio no topo o pistão (a peça com três riscos horizontais).
O movimento do pistão é de sobe e desce na vertical, conforme existe a rotação do virabrequim.
Portanto entre o pistão e o cilindro existe o atrito gerado pelos anéis e pistão na parede.

MAS COMO ISSO INFLUENCIA NO ATRITO?

Apesar de existir um óleo lubrificante, podem acontecer por instantes o contato entre as peças, mesmo que lubrificadas, gerando assim um atrito controlado.

Foto MICROSCOPICA da superfície metálica, SEM TRATAMENTO.

Podemos notar pelas fotos do MICROSCÓPIO ELETRÔNICO, que a superfície modificou a sua “TOPOGRAFIA”.
Na primeira foto, o desnivelando das matrizes metálicas são enormes, e cada “montanha” irá entrar em atrito com a outra “montanha” da outra peça!

Imagine na figura ao lado, o nosso sistema de pistão e cilindro, onde o cilindro é a superfície de cor GRAFITE e estática e o pistão de cor “marrom” onde a força é aplicada, causando um deslizamento de vai e vem entre as peças.

Mesmo que exista um lubrificante entre elas, a diferença na “topografia” das peças fará que em certos momentos os pontos mais altos encostem um no outro, superando os 950ºC.
Olhe o “zoom” da peça e perceba as diferentes superfícies existentes.

O ALFA X promove a reordenação superficial das peças a nível microscópico, gerando uma altura média mais estável, alterando assim a “folga” entre as peças!
Pouca folga levam a maiores atritos, aumentando a temperatura de contato e desperdiçando TRABALHO, não queremos isso, excesso de folgas geram problemas de ineficiência.

Você certamente no inverno, já esfregou suas mãos para aquece-las alguma vez, imagine agora que antes de esfregar as suas mãos você passou um óleo de massagem, notadamente por mais que você esfregue as mãos com mais força e velocidade, as mesmas irão demorar mais tempo para aquecerem devido a diminuição do atrito causada pelo óleo lubrificante.

Imagine agora se você adiciona ao óleo de massagem um produto que deixasse a superfície da sua mão mais lisa, sem as linhas de expressão, facilitaria ainda mais o deslizamento entre as “peças” móveis!

Este movimento relativo entre as suas mãos é um dos movimentos internos do motor, no exemplo pistão e cilindro!

Agora que você já entendeu como funciona o Alfa X, a sua próxima pergunta pode ser…

Motores.
Transmissão manual e automática.
Engrenagens, rolamentos, adição em graxas.
Ar condicionado residencial e automotivo.
Direção hidráulica.
Praticamente em todos os sistemas onde existem óleo lubrificante, excluindo apenas sistemas de refrigeração industriais(outra fórmula)!

Na Auttomotive, os produtos da SAITO, como o ALFA-X, Ecoboost e outros são utilizados na manutenção dos equipamentos, assim como em veículos de clientes e da empresa.

  • Motores 4T: 20ml de Alfa X Legacy para cada litro de óleo (linha leve);
  • Motores Diesel linha pesada: 30 ml de Alfa X para cada litro de óleo;
  • Motores 2T: 20ml de Alfa X Legacy para cada litro de óleo 2T;
  • Caixa de Câmbio Manual: 20ml de Alfa X Legacy para cada litro de óleo. (a cada troca);
  • Caixa de Câmbio Automática: Utilize 10ml de Alfa-X Legacy, por litro de óleo, a cada troca;
  • Caixa de direção hidráulica: Utilize 10ml de Alfa-X Legacy, a cada troca de óleo;
  • Compressores de ar condicionado: Utilize 5 ml de Alfa-X, a cada manutenção preventiva.


COM CERTEZA, a Auttomotive terá o maior prazer em trabalhar com a sua empresa, fornecendo os produtos, assim como SUPORTE na utilização e técnicas de VENDA ajudando o seu cliente a obter a qualidade e segurança!

Lembrando que o ALFA X possui linhas diferentes de atuação devido a real necessidade de cada segmento.

Alfa X automóveis

Alfa X linha PESADA
Alfa X MOTO
Engrenagem de 2 metros de diâmetro
Pista interna de ROLAMENTO
Ar Condicionado RESIDENCIAL
Medições ANTES X DEPOIS APLICAÇÃO ALFA X
Avatar Auttomotive Youtube

Escrito por Luciano R. Soccol - CREA-RS 146629