Líquido de arrefecimento (radiador) – Qual sua importância?

02/04/2024

Item negligenciado por muitos, é um dos responsáveis pela durabilidade do motor!

O motor de um veículo nada mais é do que um gerador de energia, uma máquina térmica, onde o combustível em contato com o ar, inicia o processo de queima, gerando assim a energia responsável por movimentar o veículo.

Nós necessitamos do TRIÂNGULO DE FOGO para gerarmos energia.

COMBUSTÍVEL:
Gasolina, etanol, diesel, GNV entre outros.

COMBURENTE:
No nosso caso é o ar atmosférico, especificamente o oxigênio.

CALOR:
Através da vela de ignição ou da compressão do motor (motores diesel).

Devemos portanto diferenciar os tipos de motores.

MOTOR ICE- Ignição por centelha/”faísca”
Motores a gasolina, etanol, GNV, etc.

MOTOR ICO – Ignição por compressão
Todos os motores que não utilizam a vela para ignição e sim a enorme pressão exercida dentro do cilindro para iniciarmos a queima, nosso exemplo mais prático, motores DIESEL.

A geração de energia através da queima da mistura ar/combustível, é chamado o PROCESSO DE COMBUSTÃO, que é uma queima controlada, gerando assim energia necessária para movimentar as partes internas do motor, algumas fontes dizem explosão, mas quem explode é BOMBA eheheh.

Então como FONTES DE CALOR teremos no motor:
1º Energia gerada através da combustão.
2º Energia gerada através do atrito das partes internas do motor.

Caso não tivéssemos um sistema que pudesse TROCAR o calor interno do motor, a temperatura chegaria a tal ponto que as peças internas de tão quentes “fundiriam”, impedindo assim o funcionamento do motor.

E ai que entra o nosso sistema de ARREFECIMENTO!
No exemplo abaixo temos u motor RENAULT mostrando o circuito de arrefecimento.

Teremos uma bomba de água que encaminhará o líquido que trocou calor com as partes quente do motor, chegando até o radiador, o radiador então, em contato com o AR da “ventoinha” ou do AR que passa pelo radiador durante o deslocamento de veículo, ajudará a baixar a temperatura de funcionamento.

Existe todo um sistema que controla quando e como este circuito deve funcionar, existem impactos em consumo de combustível, emissões de poluentes e o melhor funcionamento do motor, afinal até o óleo lubrificante possui uma temperatura ideal de funcionamento.

DICAS

Apesar de o sistema aparentemente ser fechado e trabalhar sobre pressão e temperatura, é sempre bom verificar o nível do LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO (falaremos mais sobre ele em breve).
É indicado a sua troca após um ano de uso para manter as propriedades.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Chamamos assim para facilitar o entendimento, ele deve contar em sua composição, ÁGUA DESMINERALIZADA + ADITIVOS!
Estes aditivos são utilizados para evitar que o líquido de arrefecimento entre em FERVURA ou CONGELAMENTO.

Além de impedirem a fervura e o congelamento este fluído de arrefecimento, ajuda a prevenir a CORROSÃO de partes do motor.

Isto é muito importante para a durabilidade da bomba de água, selos do motor, radiador, mangueiras, junta de cabeçote.

Como medir? SEMPRE com o motor FRIO e em terreno plano.
O fluído de arrefecimento não deve estar abaixo do mínimo!

Qualquer dúvida entre em contato com a Auttomotive e agende para verificação!

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Escrito por Luciano R. Soccol - CREA-RS 146629