É muito comum, medir o óleo do motor, de maneira errada!
Por isso fica o alerta sobre a maneira correta de medir o óleo!
O procedimento recomendado pelas montadoras:
1º Motor frio:
O motor ainda não funcionou, o correto é medir antes da primeira partida.
2º Terreno plano:
Todo fluido, com a inclinação se desloca, podendo assim, levar a uma medição errada, com o carro inclinado é impossível saber o nível correto na vareta.
3º Limpe a vareta:
Ao retirar a vareta, limpe-a, e recoloque-a novamente, encaixando perfeitamente.
Retire a vareta novamente, agora você terá certeza que o nível estará pronto para ser medido.
Isto se deve ao fato que durante o retorno do óleo para o cárter, durante o funcionamento do motor, o mesmo acaba sendo “espirrando” na vareta, sujando assim a superfície de medição.
A marcação na vareta deve sempre estar entre o mínimo e o máximo, a diferença entre o mínimo e máximo indica o consumo de 1 litro de óleo.
Devemos lembrar que a falta ou o excesso de óleo prejudicam o motor.
Fique atento, faça a medição a cada 30 dias, e caso perceba vazamentos, procure a Auttomotive para verificarmos se existem vazamentos.
NOVOS PROTOCOLOS 25-03-2024 – V3.2.0.251
HYUNDAI/KIA – VITESCO 8-speed wet DCT TAD801 D8F48W TC275 (2021) KIA K5, KIA SORRENTO, Hyundai Santa Fe,