Todo mundo já viu ou ouviu sobre esta técnica, empurrar o carro engatar em uma marcha com o pé na embreagem e durante o deslocamento, COM A IGNIÇÃO LIGADA, solta o pé da embreagem, fazendo o veículo pegar, geralmente utilizado quando a bateria está com pouca carga.
Acima vemos o exemplo de sincronismo ou ponto do motor VW AP.
O grande problema desta técnica, está ligada a possibilidade do motor sair fora de sincronismo, ou seja, tirar do ponto. Este “ponto” é na verdade o correto posicionamento entre o comando de válvulas (CV) do motor e o virabrequim (AM).
Obedecer este sincronismo é de vital importância para a saúde do motor, em alguns casos a saída do “ponto” pode acarretar danos sérios, fazendo com que o pistão entorte alguma válvula, prejudicando assim o funcionamento do motor.
Geralmente o problema ocorre em veículos que possuem CORREIA DENTADA, e o sistema já possui algum desgaste devido ao tempo ou quilometragem excedidas.
Portanto, muito cuidado ao efetuar este tipo de manobra, de preferência caso seja necessário, utiliza a marcha mais alta possível, de preferência uma 3º marcha, se possível até uma 4º, isto ajudará a reduzir o “tranco” no powertrain, diminuindo a possibilidade de motor sair fora de sincronismo.