Item negligenciado por muitos, é um dos responsáveis pela durabilidade do motor!
O motor de um veículo nada mais é do que um gerador de energia, uma máquina térmica, onde o combustível em contato com o ar, inicia o processo de queima, gerando assim a energia responsável por movimentar o veículo.
Nós necessitamos do TRIÂNGULO DE FOGO para gerarmos energia.
COMBUSTÍVEL:
Gasolina, etanol, diesel, GNV entre outros.
COMBURENTE:
No nosso caso é o ar atmosférico, especificamente o oxigênio.
CALOR:
Através da vela de ignição ou da compressão do motor (motores diesel).
Devemos portanto diferenciar os tipos de motores.
MOTOR ICE- Ignição por centelha/”faísca”
Motores a gasolina, etanol, GNV, etc.
MOTOR ICO – Ignição por compressão
Todos os motores que não utilizam a vela para ignição e sim a enorme pressão exercida dentro do cilindro para iniciarmos a queima, nosso exemplo mais prático, motores DIESEL.
A geração de energia através da queima da mistura ar/combustível, é chamado o PROCESSO DE COMBUSTÃO, que é uma queima controlada, gerando assim energia necessária para movimentar as partes internas do motor, algumas fontes dizem explosão, mas quem explode é BOMBA eheheh.
Então como FONTES DE CALOR teremos no motor:
1º Energia gerada através da combustão.
2º Energia gerada através do atrito das partes internas do motor.
Caso não tivéssemos um sistema que pudesse TROCAR o calor interno do motor, a temperatura chegaria a tal ponto que as peças internas de tão quentes “fundiriam”, impedindo assim o funcionamento do motor.
E ai que entra o nosso sistema de ARREFECIMENTO!
No exemplo abaixo temos u motor RENAULT mostrando o circuito de arrefecimento.
Teremos uma bomba de água que encaminhará o líquido que trocou calor com as partes quente do motor, chegando até o radiador, o radiador então, em contato com o AR da “ventoinha” ou do AR que passa pelo radiador durante o deslocamento de veículo, ajudará a baixar a temperatura de funcionamento.
Existe todo um sistema que controla quando e como este circuito deve funcionar, existem impactos em consumo de combustível, emissões de poluentes e o melhor funcionamento do motor, afinal até o óleo lubrificante possui uma temperatura ideal de funcionamento.
DICAS
Apesar de o sistema aparentemente ser fechado e trabalhar sobre pressão e temperatura, é sempre bom verificar o nível do LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO (falaremos mais sobre ele em breve).
É indicado a sua troca após um ano de uso para manter as propriedades.
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
Chamamos assim para facilitar o entendimento, ele deve contar em sua composição, ÁGUA DESMINERALIZADA + ADITIVOS!
Estes aditivos são utilizados para evitar que o líquido de arrefecimento entre em FERVURA ou CONGELAMENTO.
Além de impedirem a fervura e o congelamento este fluído de arrefecimento, ajuda a prevenir a CORROSÃO de partes do motor.
Isto é muito importante para a durabilidade da bomba de água, selos do motor, radiador, mangueiras, junta de cabeçote.
Como medir? SEMPRE com o motor FRIO e em terreno plano.
O fluído de arrefecimento não deve estar abaixo do mínimo!
Qualquer dúvida entre em contato com a Auttomotive e agende para verificação!